(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudo revela 132 oportunidades para o agronegócio na Copa

Número faz parte de levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV)


postado em 22/08/2011 13:41 / atualizado em 22/08/2011 13:45

A Copa do Mundo de 2014 promete ser bastante lucrativa para as empresas do agronegócio, com destaque para a produção orgânica. Das quase 930 oportunidades identificadas por estudo feito pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas 12 cidades-sede, 132 estão na agricultura e na pecuária.

As atividades no agronegócio estão inseridas nas áreas de armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal e vegetal, na produção agrícola, pecuária, extrativismo, insumos e máquinas e serviços de apoio. As oportunidades surgem no cultivo de abacaxi, uva, abacate, açaí, banana e amendoim, criação de camarões, peixes, caprinos, ovinos e suínos. Tem também a extração de óleos vegetais, atividades de apoio à pecuária, serviços veterinários, fabricação de artefatos a partir de materiais trançados como cortiça, bambu, palha e vime.

O mapeamento é uma das ações previstas no Programa Sebrae 2014, que receberá, até 2013, investimentos de R$ 80 milhões. Os recursos estão sendo aplicados em programas de consultoria, inovação e acesso a mercados, como o Sebrae Mais, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI) e Centrais de Negócios.

O estudo também identificou oportunidades nos setores da construção civil (128), comércio varejista (122), produção associada ao turismo (117), madeira e móveis (106), tecnologia da informação (105), turismo (98), têxtil e confecção (65) e serviços (56).

Regras do jogo

Os números mostram também as atividades em que atualmente as pequenas empresas têm maior atuação, com escala de densidade de 0 a 1, correlacionando o número de micro e pequenas empresas em relação ao número global de empresas nas atividades. Os empresários não devem interpretar como fato uma atividade com índice baixo como pouca perspectiva de negócio. Essa correlação poderá apoiar os empresários em setores de maiores ou menores desafios.

Nesse sentido, destacam-se os serviços veterinários (1,0), criação de ovinos e caprinos (1,0), criação de bovinos para corte e leite (0,99), criação de escargô (0,94) e cultivos de milho e trigo (0,93). As empresas têm, no entanto, pequena presença nas atividades de fabricação de derivados da cana-de-açúcar (0,01), abate de suínos, aves e outros pequenos animais (0,07) e fabricação de produtos à base de café (0,06). A baixa densidade não significa, porém, que a atividade oferece pouca oportunidade para as empresas.

Para potencializar todas as oportunidades, as pequenas empresas precisam investir em conhecimento específico e atender a requisitos eliminatórios e classificatórios apontados pelo mapeamento. Os requisitos eliminatórios são aqueles, geralmente, de caráter obrigatório, como certidões negativas de débitos tributários federais, estaduais e municipais, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal e alvará de funcionamento.

Os classificatórios são os que agregam valor à empresa, estabelecendo diferenciais competitivos, certificação, aspectos de sustentabilidade, dentre outros. Na documentação específica, destacam-se o registro de produto no Ministério da Saúde, Manual de Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Operacionais Padronizados de Higiene, Registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e alvará de vigilância sanitária.

Nos requisitos de gestão, está o programa de segurança e saúde ocupacional, capacidade para cumprir prazos e atuação estratégica com parceiros. Nos de sustentabilidade, destacam-se o licenciamento junto à autoridade ambiental competente, certificações ISO 14001, práticas de produção mais limpa, uso de produtos biodegradáveis e Licença de Funcionamento Ambiental (INEA).,

 

As informações são da Agência Sebrae


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)