O Diários Associados, por meio do jornal Estado de Minas, e em parceria com o Sistema Eletrobrás Furnas, lançou no dia 21, a 10ª edição do Prêmio Furnas Ouro Azul, projeto que incentiva e premia a criação de soluções viáveis para revitalização e conservação dos recursos hídricos em Minas Gerais.
Reconhecido nacionalmente, o Ouro Azul valoriza iniciativas que abordam a preservação da água. São sete categorias distintas e proporcionam a oportunidade de todos mostrarem seus projetos, sejam empresas públicas, privadas, estudante de ensino superior, mestrado/doutorado, comunidade, pessoas física e mirim.
Para se inscrever, basta aprensentar um projeto de preservação e conservação das águas, e aplicá-lo pelo site www.ouroazul.com.br, no período de agosto a outubro. Todos os trabalhos serão avaliados, em novembro, por uma comissão composta por especialistas em meio ambiente e representantes dos Diários Associados e Furnas. Em dezembro, os ganhadores vão ser anunciados durante uma cerimônia especial e serão publicados em um caderno especial, encartado no jornal Estado de Minas.
Outras edições
Mais de mil projetos já receberam destaque no Ouro Azul. Em 2010, mostrando a sua preocupação com a conscientização das futuras gerações, o Prêmio lançou a categoria mirim, que teve a participação de 287 projetos infantis.
Para participar, os menores devem ter entre 5 a 10 anos e mostrar “engajamento” na preservação e conservação da água, por meio de uma redação ou desenho feito a mão. É preciso mostrar atitude, originalidade e fidelidade ao tema para concorrer a premiação. Entretanto, mais do que um participante, os pequenos passam a ser também Guardiões Ouro Azul e cada um deles se torna importante disseminador das premissas do Prêmio.