(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

América Latina e Ásia discutem ampliação do comércio em meio à crise

Funcionários dos 34 países do Fórum para a Cooperação entre América Latina e Leste da Ásia (Focalae), entre eles a China, vão analisar os efeitos das turbulências financeiras


postado em 23/08/2011 17:17 / atualizado em 23/08/2011 17:22

Chanceleres da América Latina e do Leste da Ásia, que representam juntos 32,4% da economia mundial, debatem na quinta-feira em Buenos Aires como aumentar o comércio e a cooperação em um contexto de crise financeira internacional.

Os funcionários dos 34 países do Fórum para a Cooperação entre América Latina e Leste da Ásia (Focalae), entre eles a China, a segunda maior economia do mundo, analisarão os efeitos das turbulências financeiras na Europa e nos Estados Unidos, explorando iniciativas para aumentar o comércio entre as regiões, que se quadruplicou nos últimos dez anos.

"Os ministros analisarão os efeitos da crise financeira nas nações desenvolvidas. E outro tema importante será o comércio entre as duas regiões", disse uma fonte diplomática argentina. Apesar de um vigoroso crescimento do comércio regional, o maior entre dois blocos nos últimos dez anos, China e Brasil, a principal economia latino-americana, poderão ter uma desaceleração no ritmo de crescimento.

A perspectiva é que "a China vai crescer em um ritmo menor e o Brasil também", o que terá impacto nos países do Fórum, afirmou o economista Rodrigo Alvarez, da consultoria Ecolatina. A China, país-chave do Fórum, superará em 2013 a União Europeia como principal destino das exportações da América Latina e também como segundo fornecedor, segundo um relatório da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). O Focalae, cuja primeira reunião ocorreu no Chile em 2001, reúne 18 nações latino-americanas e 16 asiáticas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)