(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia prende estelionatários que aplicavam golpe pela internet em BH

A quadrilha anunciava empréstimos em sites e blog utilizando o nome de cooperativas de crédito conhecidas nacionalmente


postado em 25/08/2011 10:08 / atualizado em 25/08/2011 17:01

A cooperativa Sicoob anunciou que não anuncia empréstimos em sites e blogs e que não realiza liberação de empréstimos pela internet(foto: Internet )
A cooperativa Sicoob anunciou que não anuncia empréstimos em sites e blogs e que não realiza liberação de empréstimos pela internet (foto: Internet )



A Polícia Civil prendeu três pessoas na manhã desta terça-feira em Belo Horizonte, suspeitas de integrar uma quadrilha que anunciava empréstimos falsos em diversos sites da internet. Uma outra pessoa já havia sido presa há duas semanas, suspeita de integrar a grupo. Foram cumpridos ainda seis mandados de busca e apreensão na capital e outras cidades mineiras. Outras duas pessoas ainda são procuradas.

Segundo o delegado Bruno Pasca Cabral, da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes Cibernéticos, a quadrilha anunciava empréstimos falsos em sites e blogs legítimos utilizando o nome de cooperativas de crédito conhecidas nacionalmente. O golpe consistia na liberação de empréstimos ofertados pela internet, depois que a vítima depositava adiantado 10% do valor total do crédito na conta bancária dos membros da quadrilha. Porém, as vítimas nunca recebiam o dinheiro.

As investigações tiveram início há cinco meses, através da denúncia de uma agência de Cooperativa Sicoob, da cidade de Raul Soares, na Zona da Mata, que registrou mais de 40 reclamações de pessoas que adquiriram empréstimos no nome da empresa, mas não receberam o dinheiro. Ainda segundo o delegado Bruno, as vítimas não estavam sequer cadastradas no sistema da cooperativa. Outras 30 acusações foram realizadas diretamente em delegacias de Belo Horizonte.

“Já foram identificadas 25 contas bancárias usadas pelo grupo em todo o estado”, afirmou Bruno Cabral. Ainda de acordo com o delegado, o grupo atuava desde 2009 em Minas Gerais. A Polícia Civil disse que pediu a quebra do sigilo bancário dos suspeitos e ainda não sabe quanto foi o prejuízo causado pela quadrilha.

Um dos suspeitos já havia sido preso no início de julho em flagrante, enquanto sacava o dinheiro do golpe em um agência bancária. Porém, Jackson Gonçalves conseguiu pedido de liberdade provisória. Há duas semanas, ele foi novamente preso na cidade de São Romão, na Zona Norte de Minas. Carlos Alan, Rafael Soares Lopes e Lucas Xavier foram presos na manhã desta terça-feira em casa, nos bairros Caiçara e Jardim Montanhês, na Região Noroeste da capital e encaminhados para o Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) do Bairro Gameleira. Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de estelionato e formação de quadrilha. A pena varia de um a oito anos.

A cooperativa Sicoob anunciou que não anuncia empréstimos em sites e blogs e que não realiza liberação de empréstimos pela internet. O delegado responsável pelo caso afirmou que já formam identificados diversos portais on-line com anúncios falsos da empresa. Entre ele, www.quebarato.com.br, www.guis.com.br, www.permutalivre.com.br. A Polícia Civil já solicitou a retirada dessas propaganda do ar.

Leia o comunicado oficial da empresa:


"O Sicoob Sistema Crediminas e o Sicoob Crediras informam que não têm como prática publicar anúncios com oferta de crédito em qualquer tipo de veículo de comunicação. Esclarecemos que a liberação de empréstimos pelo Sicoob Crediras, e todas as outras cooperativas do Sicoob, é direcionada exclusivamente aos membros associados.

A operação é realizada apenas nos postos de atendimento da instituição, sem a exigência de depósitos antecipados, e com a assinatura pessoal do contrato. O objetivo das Cooperativas de Crédito é prestar serviços financeiros aos seus associados, pautados na ética, solidariedade e responsabilidade social.

O Sicoob Sistema Crediminas reafirma o compromisso com a qualidade do serviço para os seus associados."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)