A presidente Dilma Rousseff aproveitou nesta segunda-feira seu programa semanal de rádio "Café com a Presidenta" para reforçar a importância do Crescer - Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado -, lançado na semana passada como parte do plano Brasil Sem Miséria. O Crescer permite aos beneficiados pelo Brasil Sem Miséria ampliar pequenos negócios, propiciando a formalização e a geração de trabalho e renda. Participam do programa quatro instituições financeiras públicas: Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco da Amazônia (Basa).
"Até 2013, os nossos bancos vão trabalhar para que 3,5 milhões de pessoas tenham oportunidade de obter seu microcrédito",
Dilma destacou que as linhas de crédito oferecidas pelo Crescer têm taxa de juros de 8% ao ano, o limite de empréstimo por pessoa é de R$ 15 mil e microempresários também podem pedir o financiamento.
"Além dos juros, baixamos também a tarifa de abertura de crédito de 3% para 1% do valor emprestado", afirmou. "Essas condições valem para todas as pessoas, como trabalhadores, empreendedores individuais e microempresários que têm faturamento de até R$ 120 mil por ano."