As principais bolsas europeias fecharam nesta segunda-feira em forte alta, impulsionadas pela boa abertura de Wall Street e por um bom dado procedente dos Estados Unidos sobre o consumo interno.
O índice Dax da bolsa de Frankfurt ganhou 2,39%, a 5.670,07 pontos, enquanto o CAC 40 de Paris terminou em alta de 2,16%,
Vários anúncios impulsionaram as bolsas europeias. Um deles foi o dos gastos de consumo dos lares nos Estados Unidos, que se recuperaram claramente em julho com uma alta de 0,8% em relação a junho, segundo estimativas do departamento de Comércio publicada nesta segunda-feira em Washington.
Trata-se de um número muito acima do esperado pelos analistas. Por sua vez, na Grécia, nação da zona do euro atingida pela crise da dívida soberana, a fusão do segundo e terceiro bancos do país, com o apoio do Qatar, criou o maior banco grego e lançou a muito esperada reestruturação do setor bancário do país. Este anúncio teve um efeito positivo na maioria dos valores bancários, que registraram alta nas bolsas europeias.