A trajetória de três líderes de grandes organizações e a guinada nos negócios das empresas geridas por eles serviram de inspiração para a professora da PUC Minas e consultora da BTA Betania Tanure fazer o lançamento de três livros com histórias do mundo empresarial: Natura, a realização de um sonho, A virada estratégica da Fiat no Brasil e Os dois lados da moeda em fusões e aquisições, no qual aborda o case dos bancos ABN Amro, Real, Sudameris e Santander.
A trilogia, publicada pela Campus/Elsevier, foi escrita em coautoria com Roberto Patrus, doutor em filosofia, mestre em administração e também professor da PUC Minas. O lançamento oficial ocorre na segunda-feira no AltaVila, em BH, às 18h. Cada livro é destinado a um executivo: Cledorvino Belini, presidente da Fiat, Fábio Barbosa, ex-Santander e agora presidente-executivo da Abril, e Luiz Seabra, fundador da Natura.
Para produzir os textos, os autores entrevistaram mais de 150 pessoas das três organizações. A intenção foi mostrar que as grandes empresas podem ter resultados de forma ética e sustentável. É possível ligar a academia ao dinâmico mundo empresarial, observa.
No livro
A virada estratégica da Fiat no Brasil, Betania Tanure e Roberto Patrus analisaram a virada da montadora. A obra mostra como a liderança de Belini transformou a cultura da Fiat no Brasil. Em 2004, a empresa era líder de mercado. O contexto concorrencial era de guerra de preços. A fabricante estava interessada em vender, mesmo com margem de retorno pequena ou até inexistente. Belini implantou, com o apoio da matriz italiana, a busca do retorno sobre o investimento.
Os dois lados da moeda em fusões e aquisições fala dos valores de Fábio Barbosa – ex-conselheiro do Santander – na gestão do banco e de como foram fundamentais nas fases de fusões e aquisições. Ele manejou com muita competência tanto a parte como comprador como a de vendedor, ressalta Betania.
Sucesso e fracasso A história de sucesso da Natura é testemunhada por Luiz Seabra, fundador e primeiro consultor da organização, que revela as dificuldades e as travessias que levaram a empresa a se tornar uma das mais admiradas do Brasil. A Natura começou com uma lojinha e hoje é uma das empresas de destaque do país. Tentamos mostrar como manter a essência de uma empresa com crescimento tão acelerado. O livro ajuda tanto pequenos como grandes empreendedores, observa Betania.
Ela ressalta que os livros trazem lições de sucesso e fracasso. Todos os livros abordam as partes estratégicas e das pessoas associadas à gestão. A grande lição é que é possível conjugar sucesso empresarial com resultado para acionistas, sociedade, fornecedores e colaboradores das empresas, afirma Patrus.