Cerca de 250 aposentados de vários estados reúnem-se, a partir das 18h de hoje (6), aos pés da estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, para chamar a atenção dos governantes e da sociedade sobre como eles vivem.
A mobilização “Cristo abraça os aposentados” foi organizada pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Eles vão protestar contra o veto da presidenta Dilma Rousseff ao aumento real para os aposentados que recebem benefícios acima do salário mínimo.
Inocentini diz que os aposentados querem ser tratados dignamente pela Previdência Social, que os veem como um gasto, segundo ele. “Os aposentados têm direito a comprar medicamentos e a sobreviver, sem a necessidade de pedir esmola aos parentes ou viver nas ruas”, disse o sindicalista.
Segundo a Força Sindical, o presidente da entidade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, irá ao Congresso Nacional pedir a reabertura das negociações com o governo, para tentar um aumento. O Sindicato Nacional dos Aposentados vai promover atos pelo reajuste em 16 estados, com datas a serem definidas pela entidade.