O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participou nesta quarta-feira das celebrações da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios. Ao deixar o desfile, Tombini não quis comentar os números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados ontem. Segundo ele, a opinião do BC sobre o tema será conhecida amanhã. "Estará amanhã na ata", disse. O documento sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada será divulgado às 8h30 da quinta-feira.
Questionado se havia tratado do tema com a presidente Dilma Rousseff durante o desfile de duas horas, o presidente do BC se limitou a responder que esse questionamento deveria ser feito à presidente da República e não a ele. "Pergunte para Dilma", disse Tombini, antes de entrar no carro.
Na terça-feira, o IBGE divulgou que o IPCA subiu 0,37% em agosto e acumulou alta de 7,23% nos últimos 12 meses, a maior alta desde junho de 2005. O resultado do período é superior ao teto da meta de inflação, de 6,5% (o centro da meta é 4,5%).