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Estado de Minas

Comércio faz liquidação para reduzir perda com as obras na Savassi

Lojistas da tradicional região de comércio da capital fazem malabarismos com o objetivo de reduzir perdas com a queda de até 70% nas vendas. Há descontos, sorteios e cardápio novo


postado em 10/09/2011 06:00 / atualizado em 10/09/2011 09:35

Os canteiros de obras para revitalizar passeios e ruas levantaram a poeira e espantaram os clientes: criatividade é a saída dos comerciantes(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 23/8/11)
Os canteiros de obras para revitalizar passeios e ruas levantaram a poeira e espantaram os clientes: criatividade é a saída dos comerciantes (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 23/8/11)
 

 

Vale tudo para atrair os clientes para as empoeiradas ruas da Savassi na tentativa de recuperar o movimento perdido com as obras iniciadas em março. As artimanhas dos lojistas e empresários de bares e restaurantes vão desde as típicas promoções com descontos mais agressivos e corte de preços nos cardápios até sorteio de cestas de produtos, passando pela ampliação da agenda de shows e espetáculos de comédia. Mesmo trabalhando no limite, proprietários dos empreendimentos da região ainda registram queda nos negócios que, em alguns casos, ultrapassam 70% e refletem em altos prejuízos.

São as perdas que acumula o bar Orizontino, no quarteirão fechado da Antônio de Albuquerque, desde que o canteiro de obras foi instalado em frente ao estabelecimento. Assim que a área ficou intransitável, os proprietários Alex Arreguy e Bruno Lins tiveram que lançar mão de uma série de ações para evitar que o que estava ruim ficasse ainda pior.

Às terças-feiras, passou a oferecer cinco chopes por R$ 10. “É praticamente o preço de custo”, calcula o sócio-proprietário, Alex Arreguy. A unidade sai por R$ 2, bem menos que os R$ 3,20 cobrados normalmente. Para quem não gosta de cerveja, às quintas e sábados, a cada dois coquetéis o terceiro é por conta da casa.

No Orizontino, Bruno Lins passou a oferecer chope a preço de custo em alguns dias(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
No Orizontino, Bruno Lins passou a oferecer chope a preço de custo em alguns dias (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
As ações não param por aí. O estabelecimento, que tradicionalmente abria as portas à noite, começou a funcionar também no horário do almoço, na tentativa de recuperar parte do faturamento 70% menor. “Criamos o almoço executivo há um mês como uma medida de sobrevivência”, afirma o sócio-proprietário, Bruno Lins. Para se ter ideia de como as vendas despencaram, toda semana o bar vendia entre 1.250 e 1.500 litros de chope, e agora não passa de 400 litros. “Ainda estamos reformulando o cardápio, que terá cerca de 10% a menos de itens. Já houve um primeiro corte, quando enxugamos em 15% os pratos”, conta Bruno. Tudo para reduzir os gastos, e consequentemente, as perdas.

O dono do Café da Travessa e Livraria Mineiriana, Fábio Campos, também faz de tudo para que as atrações da casa atraiam os frequentadore, que desapareceram. “Há pouco mais de um mês, o preço do self-service no almoço passou de R$ 29,90 para R$ 19,90 na Travessa e de uma média de R$ 22,90 para 18,90 na Mineiriana”, conta.

A agenda de shows também foi ampliada e o que antes se restringia a apresentações às quintas e sextas agora tem programação garantida também às segundas, terças e quartas, com direito a espetáculos de comédia no melhor estilo stand-up. “Em alguns casos, reduzimos o couvert artístico em 50%”, afirma Campos.

Sem contar os combos promocionais de petiscos e bebidas com quase 25% de desconto, como o que inclui cinco cervejas long neck e uma porção de carne de sol, mandioca, linguiça e torresmo por R$ 39,90, quando o preço original seria de R$ 52.

Nova oferta

No comércio, o jogo de cintura também é grande. Na loja de bolsas e acessórios Toquessencial, na Rua Antônio de Albuquerque, a promoção que antes não ultrapassava descontos de 20% agora chegou à casa de 50%. “Em julho as vendas caíram 28%. Com a promoção em agosto, a queda média foi de 14%. Já tivemos resultado”, comemora a gerente da loja, Adriane Márcia do Carmo.

Mas para não deixar a peteca cair, a loja acabou de lançar uma nova oferta. Nas compras acima de R$ 30, os clientes ganham um cupom para participar do sorteio de uma cesta que tem tudo para ser o sonho de consumo de qualquer mulher. “Colocaremos uma bolsa de couro, porta-batom, kit maquiagem, brinco, pulseira, colar, óculos e porta-perfume”, descreve Adriane. A previsão é de que o vencedor seja revelado em 1º de outubro.

Para manter a promoção de 20% a 35% por mais tempo, a loja de peças íntimas Le Soutien negociou com fornecedores uma linha exclusiva de produtos com preços mais acessíveis. “A intenção é de que os descontos sigam até dezembro”, afirma a gerente Elizabeth Xavier.


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