(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alemanha disposta a fazer tudo para evitar a falência da Grécia

O deputado europeu Elmar Brok recordou que se a Grécia falir "de todas as maneiras teremos que respaldá-la financeiramente"


postado em 13/09/2011 07:38 / atualizado em 13/09/2011 07:53

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou nesta terça-feira que é necessário "evitar qualquer processo descontrolado na zona do euro", em uma referência ao risco de falência da Grécia. "Trabalhamos com todos os meios possíveis para que isto não aconteça", disse a chanceler em uma entrevista à emissora Inforadio. "Devemos evitar qualquer processo descontrolado na zona do euro", completou Merkel.

O ministro alemão da Economia, o liberal Philipp Rusler, mencionou na segunda-feira a possibilidade de um default (suspensão de pagamentos) de Atenas, o que provocou o pânico nas bolsas de todo o mundo pelo temor de uma reação em cadeia desatada pela eventual quebra. "Penso que faremos um grande favor a Grécia se especularmos o menos possível e a estimularmos a respeitar seus compromissos", destacou Merkel, em uma crítica indireta às declarações de seu ministro, que também é vice-chanceler. "Segundo as coisas que escuto procedentes da Grécia, o governo grego tomou consciência da situação e fez o que era necessário", completou a chanceler, que há poucos dias pediu paciência com Atenas.

O grupo de especialistas da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), responsável por avaliar o progresso de Atenas na implementação do programa de reformas, deixou a Grécia repentinamente em 2 de setembro, mas anunciou que retornará nos próximos dias. O deputado europeu Elmar Brok, que pertenceu ao mesmo partido conservador democrata-cristão (CDU) de Merkel, recordou que se a Grécia falir, "de todas as maneiras teremos que respaldá-la financeiramente"O deputado europeu Elmar Brok, que pertenceu ao mesmo partido conservador democrata-cristão (CDU) de Merkel, recordou que se a Grécia falir, "de todas as maneiras teremos que respaldá-la financeiramente".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)