A agência de classificação financeira Moody's rebaixou nesta quarta-feira em um grau a nota dos bancos franceses Société Générale e Crédit Agricole, mas decidiu manter estável no momento a do BNP Paribas.
O presidente do Banco da França (central), Christian Noyer, celebrou o que chamou de revisão limitada das notas dos bancos franceses e destacou que estas permanecem no mesmo nível dos grandes bancos europeus. Após o anúncio, no entanto, as ações dos três bancos registravam perdas na bolsa de Paris.
A agência já havia alertado em junho para a possibilidade de rebaixamento da nota dos três bancos, muito expostos à crise da dívida grega. Mas decidiu manter a nota do BNP Paribas, "sob vigilância negativa", no entanto, o que significa que uma redução pode acontecer em breve.
O BNP Paribas anunciou nesta quarta-feira uma série de medidas para tentar tranquilizar o mercado a respeito de seu grau de exposição a títulos da dívida pública. O banco afirma que está em condições de administrar um eventual alinhamento dos títulos do Estado grego, português e irlandês com seus preços atuais, o que representaria uma forte desvalorização, no momento em que a possibilidade de uma reestruturação da dívida de Atenas deixou de ser um tabu para os líderes europeus.