Quem sempre achou que cerveja era coisa do mundo masculino estava muito enganado. Cerca de 200 mulheres vão se reunir na próxima quarta-feira em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, para provar que cerveja também é assunto feminino e formar opinião. O 1º Encontro Feminino de Degustação de Cervejas Especiais e Harmonização vai levar as mulheres a degustar dez tipos de cervejas especiais. A grande atração será a cerveja especial com aroma de rosas, criada especialmente para o evento.
A cidade de Juiz de Fora possui tradição no mercado de cervejas. De acordo com o proprietário da Cervejaria Barbante, Pedro Peters, seu tataravó, o imigrante alemão Sebastian Kuns, fundou, em 1861, a 1ª cervejaria de Minas Gerais. Pedro retomou as atividades da Barbante em 2007 e produz, artesanalmente, de 800 a 1000 litros/mês. "O processo de produção foi mantido. Mudamos alguns ingredientes devido à facilidade de importação de malte e lúpulo. Características como a alta fermentação permaneceram", ressalta Pedro Peters.
O evento é realizado em parceira com o Sebrae-MG e segundo o analista Marcelo Rother, “as mulheres são responsáveis por boa parte do consumo nacional. Elas se reúnem com amigos, família, namorado ou marido para beber cerveja". O objetivo do evento é fortalecer as marcas no mercado local que já apresenta alta do faturamento de 25% ao ano, segundo dados do Sebrae.