O petróleo terminou em baixa nesta sexta-feira em Nova York após a realização de lucros por parte dos investidores, menos confiantes que na quita-feira sobre uma resolução rápida da crise da dívida na Europa.
O barril de "light sweet crude" para entrega em outubro terminou em baixa de 1,44 dólar no New York Mercantile Exchange (Nymex), fechando a 87,96 dólares o barril. Em Londres, no Intercontinental Exchange (ICE), o barril de Brent do mar do Norte para entrega em novembro fechou a 112,22 dólares, contra 112,30 na véspera.
Os investidores reagiram principalmente à decisão do Banco Nacional Suíço (BNS), o Banco de Inglaterra, o Banco do Japão, o Banco Central Europeu (BCE) e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de reforçar o fornecimento de liquidez em dólares no mercado financeiro europeu.
Contudo, a reunião dos ministros europeus de finanças, nesta sexta-feira na Polônia, trouxe a cautela de volta ao cenário econômico mundial.
O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, também participou da reunião e se pronunciou dizendo que a Europa deveria disponibilizar mais dinheiro para o fundo de resgate dos países em crise.