A agência classificadora de risco Moody's disse nesta sexta-feira que continua avaliando a possibilidade de rebaixar a nota da dívida soberana da Itália, atualmente em "Aa2", e prevê o anúncio da decisão para o mês que vem.
Há alguns meses, a agência anunciou que a nota estava em revisão para possível rebaixamento, mas desde então não voltou a se pronunciar. "A Moody's tentará concluir a revisão durante o próximo mês", disse a empresa em comunicado, três meses depois de anunciar o início da revisão da nota italiana.
A nota da Itália - terceira maior economia da União Europeia - está a dois degraus da nota triple A da Moody's, a mais alta atribuída por essa agência. A Moody's colocou a dívida italiana sob revisão para um possível rebaixamento em 17 de junho, mencionando a fragilidade estrutural de sua macroeconomia, o desafio de diminuir sua dívida soberana e as difíceis condições de financiamento enfrentadas pelas nações europeias fortemente endividadas.
A agência de classificação de risco afirmou que sua decisão deve-se "ao ambiente econômico e financeiro cada vez mais desafiante" e aos diversos acontecimentos políticos na Zona Euro. As notas de curto prazo da Itália continuam no nível mais alto.