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Estado de Minas

Em assembleia, funcionários dos Correios decidem pela continuidade da greve

Além dos carteiros, a greve conta com a adesão de cerca de 10% dos funcionários da área administrativa em todo o país


postado em 19/09/2011 16:52 / atualizado em 19/09/2011 17:17

A greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) continua nesta quinta-feira. Em assembleia realizada nesta tarde, os empregados decidiram manter a paralisação, que já dura seis dias. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Similares do Estado de Minas Gerais (Sintect-MG), o impasse continua. Em nota, o sindicato informou que “A categoria decidiu por continuar a greve, já que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) impõe a volta dos funcionários ao trabalho, para reabrir a negociação. A greve nacional é crescente e vamos manter a paralisação”.

Além dos carteiros, a greve conta com a adesão de cerca de 10% dos funcionários da área administrativa em todo o país, segundo informações do comando de greve da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect).

A categoria pede 7,16% de reajuste salarial, referentes à inflação, e reajuste do vale-refeição e do vale-alimentação (R$ 30 por dia). Eles pedem ainda aumento real de R$ 400 e um piso salarial de R$ 1.635. Hoje o piso da categoria é de R$ 807. Segundo a federação, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) fez uma contraproposta de reajuste de 6,87%, aumento do vale-refeição e do vale-alimentação de R$ 24,50.

O comando de greve orienta as pessoas que forem mandar algum item pelos Correios a perguntar como será feita a entrega. Isso porque há agências terceirizadas que estão funcionando normalmente, mas as entregas correm o risco de não chegar na data por cousa da greve. O Procon informa que as empresas que encaminham cobranças e boletos pelo correio são obrigadas a oferecer outra forma de envio, como a internet e o fax. As empresas devem, ainda, divulgar alternativas disponíveis. Os consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas devem entrar em contato com a empresa, para pedir outra opção de envio e evitar a cobrança de multas e cancelamentos. Em caso de dúvida, a pessoa deve procurar as entidades de defesa do consumidor de sua cidade.


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