(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cacique Raoni recebe apoio de artistas em Paris contra Belo Monte

Usando trajes típicos de sua etnia e com cocar, o líder indígena pretende ficar em Paris até outubro


postado em 20/09/2011 09:03

O presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, entrega carta aberta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte a vice-procuradora Geral da República, Débora Duprat(foto: Valter Campanato/ABr)
O presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, entrega carta aberta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte a vice-procuradora Geral da República, Débora Duprat (foto: Valter Campanato/ABr)

Na tentativa de impedir as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, o cacique caiapó Raoni foi à França para fazer campanha contra o projeto. Usando trajes típicos de sua etnia e com cocar, o líder indígena pretende ficar em Paris até outubro. A campanha de Raoni conta com o apoio de atores como Marion Cotillard e Vincent Cassel, além do diretor James Cameron, do filme Avatar.

Durante sua estada em Paris, Raoni receberá o título de cidadão de honra. Ao chegar ontem à capital francesa, ele recebeu uma relação com mais de 100 mil assinaturas em apoio ao fim das obras de Belo Monte. O abaixo-assinado foi lançado há cerca de um ano pelos responsáveis pelo site Raoni.com, baseado na França.

A construção da usina foi alvo de ressalvas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). O organismo multilateral pediu a imediata suspensão do processo de licenciamento da usina. Em junho, o governo obteve licença para dar continuidade às obras. Belo Monte será a maior hidrelétrica totalmente brasileira, considerando que a Usina de Itaipu é binacional (em sociedade com o Paraguai), e a terceira maior do mundo. A usina terá capacidade instalada de 11,2 mil megawatts de potência e reservatório de 516 quilômetros quadrados.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI.

 

(foto: AFP)
(foto: AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)