Os contratos futuros de petróleo registraram uma forte baixa, de mais de 6%, nesta quinta-feira em Nova York, em meio a um repúdio dos valores acionários a uma brusca apreciação do dólar, após as observações pessimistas do Federal Reserve sobre Estados Unidos, maior consumidor de petróleo mundial, feitas ontem.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do "light sweet crude" para entrega em novembro terminou o dia a 80,51 dólares, em queda de 5,41 dólares (6,3%) em relação à quarta-feira. Durante a sessão, os preços chegaram a alcançar 79,66 dólares, seu nível mais baixo desde o mês passado no mercado de Nova York.
O mercado petroleiro segue o ritmo dos mercados acionários, que reagiram de forma negativa ao anúncio de novas medidas de apoio à economia por parte do Fed, que busca rebaixar as taxas de juros de longo prazo.
Contudo, o dispositivo do banco central não inclui uma nova injeção de dólares nos mercado, e os analistas se mostraram céticos quanto à eficiência das medidas. "O anúncio (do Fed) deprimiu o mercado ao revelar os riscos significativos que pelos quais passam a economia", estimaram analistas do Commerzbank. O Fed classificou a recuperação econômica de "lenta" e pontuou uma série de problemas a serem resolvidos.