(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lagarde sugere 'combinação' entre BCE e fundos de socorro para Zona Euro


postado em 23/09/2011 18:38 / atualizado em 23/09/2011 19:04

A diretora geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, sugeriu nesta sexta-feira "uma combinação" entre as intervenções do Banco Central Europeu e do Fundo Europeu de Estabilização Financeira para estabilizar os mercados da dívida pública na Zona Euro.

"Eu me pergunto se não é necessário uma combinação entre os dois, evidentemente, com o apoio dos países, com garantias e de maneira organizada", declarou Lagarde. Questionada sobre o fato de os bancos centrais serem explicitamente responsáveis pelos empréstimos em última instância aos Estados, Lagarde declarou: "o BCE de fato estava a caminho de fazer (isso), eu acredito nisso com certas dúvidas, sem muita certeza e nem previsibilidade, o que é problemático".

"Ele realiza, provavelmente, o papel de 'porta' para o FESF, enquanto não é capaz de fazê-lo", acrescentou. O Fundo Europeu deve ter a capacidade de comprar a dívida dos países da Zona Euro, uma vez que os parlamentos nacionais dos 17 Estados da zona ratificaram uma reforma neste sentido, votado pelos chefes de Governo no dia 21 de julho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)