(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COPA DO MUNDO

Levantamento mostra que faltarão recepcionistas, cozinheiros, garçons e até taxistas

Construção de hotéis garante que não faltarão leitos para o Mundial em BH. Por outro lado, setor vai abrir 2 mil vagas em busca de profissionais, entre eles cozinheiros


postado em 26/09/2011 06:06 / atualizado em 26/09/2011 07:48

Adolpho Rocha Maia, que faz curso de garçom, quer trabalhar em hotel por causa do Mundial(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Adolpho Rocha Maia, que faz curso de garçom, quer trabalhar em hotel por causa do Mundial (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Duas notícias recentes tranquilizaram os organizadores responsáveis pela infraestrutura da Copa de 2014 em Belo Horizonte: os trabalhadores voltaram a arregaçar as mangas na reforma do estádio Mineirão e o canteiro de obras para a ampliação do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, finalmente vai sair do papel nesta semana. Alívio? Sim, se não fosse outro forte gargalo que ronda o segmento de turismo: a escassez de profissionais e de qualificação na área de hotelaria, serviços de táxis e tecnologia da informação já mesmo para a Copa das Confederações em 2013.

Se for depender do número de leitos, os turistas vão estar bem servidos: a previsão do Comitê Executivo da Copa em BH é que sejam construídos 37 hotéis até 2014, com 9 mil novos quartos. Ao todo, serão 18 mil quartos até o Mundial, o dobro do disponível hoje. A grande preocupação dos profissionais do setor, no entanto, é a seguinte: onde conseguir profissionais para trabalhar nos novos empreendimentos?

Os hotéis de Belo Horizonte empregam hoje cerca de 2,5 mil profissionais. O segmento de hotelaria vai abrir cerca de 2 mil vagas de emprego até o Mundial, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH-MG). “Não corremos o risco de faltar leitos, mas profissionais sim. Já está faltando”, afirma Rafaela Fagundes Vale, presidente da ABIH.

Os cozinheiros devem estar entre os profissionais mais disputados na hotelaria, seguidos das recepcionistas bilingues. “O tempo de formação desse profissional é grande. Demora cerca de seis meses para o auxiliar de cozinha, quase dois anos para o cozinheiro e cerca de cinco anos para o chef”, observa Silvania Capanema, vice-presidente da ABIH.

Qualificação

Stella Keinrath, diretora de promoção turística da Belotur e responsável pelo turismo de atração de investimento do Comitê Executivo Municipal, chama a atenção para a qualificação. “Muitos profissionais migraram para a construção civil. É preciso que sejam realizados treinamentos da mão de obra nova e requalificação da antiga”, afirma.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de BH vai lançar neste ano os cursos de etiqueta internacional e inglês aplicado ao turismo. Nos cursos de recepcionista de meios de hospedagem, camareira e culinária internacional, a demanda também é crescente. Apesar do aumento da procura pela qualificação, os baixos salários oferecidos pelo segmento hoteleiro ainda são barreiras. “O salário pago para as recepcionistas, por exemplo, é incompatível com profissionais que falam dois ou três idiomas”, observa Silvania, da ABIH.

Como os rendimentos da hotelaria são baixos, os estudantes ficam de olho nos cargos com salários mais altos. “Na cozinha, todo mundo quer ser chef”, afirma Cidinha Lamounier, instrutora e responsável pela cozinha do restaurante escola do Senac. Rafael da Rocha, de 26 anos, começou o curso de cozinheiro no Senac em março deste ano. Depois de um mês, conseguiu emprego como auxiliar de cozinha no hotel Ouro Minas. Há pouco tempo, foi promovido a cozinheiro. O salário dobrou. “E já recebi propostas de outros hotéis e restaurantes. Há vagas”, afirma Rocha. Adolpho Lucas Rocha Maia, de 18, iniciou o curso de garçom no Senac. “Quero trabalhar em hotel, pois é melhor para o currículo. E é uma área que tende a crescer, devido à Copa do Mundo”, diz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)