Após abrir a sessão no campo positivo, o Ibovespa foi perdendo força no decorrer do dia, revertendo sua trajetória durante a tarde. Acentuando suas perdas até o final do pregão, o índice de ações da bolsa brasileira fechou esta quarta-feira com queda de 1,21%, aos 53.270 pontos, interrompendo uma sequência de duas altas. O giro financeiro foi de R$ 5,183 bilhões.
O benchmark acompanhou o pessimismo visto nas bolsas internacionais com algumas resoluções para combater a crise na Zona do Euro. No começo desta manhã, houve a aprovação no parlamento finlandês – os quais pedem garantias adicionais para participar do segundo pacote de ajuda à Grécia - para a expansão do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira) nos termos do acordo de 21 de julho.
O dólar comercial interrompeu sua sequência de três quedas nessa quarta-feira, terminando cotado a R$ 1,8365 na venda, alta de 1,75%. O desenrolar da situação da Grécia, bem como os dados econômicos de Estados Unidos e Brasil, influenciaram no rumo da divisa norte-americana nesta sessão.
O forte rali da moeda norte-americana no mês fez com que cessassem os leilões de compra de dólares por parte do Banco Central, operações estas que eram utilizadas para trazer a cotação da moeda para cima Dessa forma, a instituição não fez nenhum leilão na semana que se estendeu do dia 19 a 23 de setembro.