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Estado de Minas

Rede varejista Walmart inaugura centro de distribuição em Vespasiano

Unidade vai atender compras on-line e evitar reclamações dos consumidores


postado em 29/09/2011 06:00 / atualizado em 29/09/2011 06:09

O Walmart já está se preparando para atender a forte demanda no comércio on-line prevista para o Natal e evitar os atrasos na entrega – uma das reclamações mais recorrentes no período. Ontem, a gigante do setor varejista inaugurou em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o segundo centro de distribuição (CD) no país voltado exclusivamente para atender as vendas pela internet.

Com 25 mil metros quadrados, o novo centro de escoamento de mercadorias terá capacidade 52% maior que o atual também voltado para as compras on-line, localizado em São Paulo, e irá abastecer todo o país. A unidade mineira ficará por conta do armazenamento e entrega de produtos da linha de pesados, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que hoje responde por 40% das operações da empresa no país.

Aliado a este novo empreendimento, o Walmart prevê investimentos de R$ 80 milhões no estado até o final do ano, que ainda inclui a construção de um hipermercado em Uberlândia, no Triângulo, e ampliação do centro de distribuição de Betim, que até 2013 terá o espaço físico 30% maior. Somente a loja de Uberlândia –o quarto hipermercado da rede instalado em Minas – terá mais de 9 mil metros quadrados de área construída e absorverá aportes de R$ 50 milhões, gerando 250 empregos diretos. Os R$ 30 milhões restantes serão divididos entre os dois atuais CDs da empresa.

A perspectiva é de que sejam abertos, ao todo, 500 empregos diretos e 1,5 mil indiretos nas cidades mineiras que receberão os investimentos. “Esperamos que o comércio eletrônico cresça 60% este ano contra 2010”, afirmou o presidente do Walmart no Brasil, Marcos Samaha. Ele não informou qual a participação das vendas on-line no faturamento da multinacional.

Quanto a possibilidade de seguir a tendência de concentração do mercado – com a recente operação de fusão das marcas Carrefour e Pão de Açúcar – Samaha afirma ser um modelo de crescimento que acompanha a história da rede. “Aquisições fazem parte da estratégia do Walmart, mas não comentamos negociações em andamento”, afirma.

Não é só o Walmart que mira o mercado mineiro. Este ano, o estado deve abrir 42 unidades, somando investimentos de R$ 220 milhões, segundo dados da Associação Mineira de Supermercados (Amis). No total serão abertas 8 mil vagas de trabalho.

Resultado

Entre os meses de julho e agosto, as vendas no setor supermercadista cresceram 0,67% segundo dados do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal realizada pela Amis. Apesar da recuperação no último mês, no acumulado do ano até agosto houve retração de 1,44% no volume de vendas. Resultado que deve ser invertido até dezembro, segundo o presidente da associação, Adilson José Rodrigues. “O pior já passou. Estamos acreditando em um crescimento em torno de 4% para 2011”, prevê.

Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), porém, mostram que as vendas do setor acumulam alta de 4,27% nos oito primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2010. As vendas reais do setor supermercadista em agosto de 2011 cresceram 3,91% em relação a agosto de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas. Em comparação com julho deste ano, houve queda de 2,2%.


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