O diretor de política econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, disse nesta quinta-feira que a instituição não fez nenhuma "antecipação do que vai acontecer no cenário internacional". "Só estamos incorporando nos nossos cenários as informações disponíveis e o que está acontecendo no mundo até agora", disse.
Hamilton não quis responder às criticas feitas pelo mercado financeiro sobre a atuação recente da instituição. "Sobre as críticas, não cabe a mim responder. Os fatos falam por si", disse. "O que acontece no mês de setembro vai na direção no comunicado divulgado após a ultima reunião e também na ata da última reunião".
O diretor repetiu que a instituição "não tem bola de cristal", exatamente como dito dias atrás pelo presidente Alexandre Tombini. "Mas temos capacidade analítica", completou.
Sobre uma eventual disparidade entre a leitura do mercado financeiro e a feita pelo BC, Hamilton minimizou as diferenças. "É assim mesmo porque o conjunto de informação do BC é diferente do conjunto de informação dos analistas. De forma individualizada, é bastante diferente".