(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inflação acelera 3% na Eurozona em setembro


postado em 30/09/2011 09:32 / atualizado em 30/09/2011 09:34

A inflação se acelerou em setembro na Eurozona a 3%, contra 2,5% no mês anterior, o que constitui um problema para o Banco Central Europeu, guardião da estabilidade da União Monetária.

O valor, divulgado pelo instituto de estatística europeu Eurostat, supera as expectativas dos mercados. Os analistas interrogados pela agência Dow Jones Newswires esperavam que se estabilizasse em 2,5%.

A inflação permaneceu pela décima vez consecutiva acima do teto de 2% previsto pelo Banco Central Europeu (BCE), complicando o trabalho do BCE na Europa num momento em que a situação econômica se deteriora.

Guardião da estabilidade dos preços na Eurozona, o BCE pretende a médio prazo alcançar uma inflação levemente inferior a 2%.

Para conter as pressões inflacionárias, o BCE aumentou duas vezes neste ano sua principal taxa básica de juros, fixada em julho a 1,50%.

A estratégia da instituição monetária europeia para os próximos meses está cheia de incertezas, devido à persistente crise da dívida na Eurozona e dos reiterados acessos de pânico nas bolsas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)