O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que a economia do país está sólida e que o Brasil tem condições de enfrentar bem os efeitos da crise internacional. "O Brasil está preparado para enfrentar uma crise leve ou aguda", comentou, após participar de almoço com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O ministro destacou que entre os instrumentos que o governo dispõe para proteger o país da crise estão a política monetária, a fiscal e o eventual uso de reservas cambiais. "Temos política monetária com muitos graus de liberdade," disse o ministro da Fazenda.
Embora tenha ressaltado que num eventual agravamento da crise o governo preferiria utilizar mais a política monetária do que a fiscal, Mantega destacou que a gestão das contas públicas será mantida com rigor até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff. "Vamos manter conduta fiscal forte até 2014", frisou. Em outras entrevistas, o ministro já destacou que o governo terá como meta obter superávit primário cheio neste ano, em 2012, 2013 e 2014.