A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê uma desaceleração das vendas do varejo para o Dia das Crianças em 2011 na comparação com o ano passado. A expectativa é de aumento de 7% nas comercializações feitas da primeira terça-feira de outubro até o dia 11, véspera da comemoração, em relação ao mesmo período de 2010. No ano passado, o varejo registrou alta de 8,5% sobre 2009 nas vendas durante esses dias. A CNDL não apresenta valores em suas estimativas.
O ânimo das compras em 2010, conforme números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), foi atribuído pela CNDL ao ritmo maior de crescimento econômico e a uma pressão "ainda moderada" da inflação. Agora, a avaliação é a de que a demanda interna ainda persistente deverá contribuir para um resultado positivo das vendas durante todo o restante do ano.
"O consumo das famílias ainda é o motor do varejo brasileiro, e esse movimento deverá se repetir para o Dia das Crianças 2011, ainda que em um ritmo menor do que vínhamos verificando antes", disse o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior, por meio de nota à imprensa.
O dirigente acredita que a alta nos preços influencie negativamente na disposição do brasileiro em consumir produtos mais caros. "Em 2010, o gasto médio com presentes foi de R$ 50 00 e, este ano, seguramente, teremos um valor 25% menor, de R$ 40,00 para o tíquete médio de vendas", previu. A relação dos produtos e segmentos com maior saída em função da data festiva é liderada pela venda de brinquedos, principalmente, e roupas, na segunda posição.