A Petrobras confirmou nesta segunda-feira que recebeu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) as informações com as garantias oferecidas pela PDVSA para dar continuidade à negociação da entrada da companhia venezuelana no capital da Refinaria Abreu e Lima S.A. (RNEST). A companhia reiterou comunicado divulgado em 13 de setembro de 2011, em que anunciava que as negociações estavam em andamento, para que a PDVSA adquira 40% das ações da RNEST e se responsabilize por 40% da dívida já contraída junto ao BNDES.
Segundo nota enviada hoje à imprensa, em 30 de setembro de 2011 a Companhia foi comunicada pelo BNDES das garantias bancárias oferecidas pela PDVSA em substituição parcial a fiança prestada pela Petrobras ao contrato de financiamento foram consideradas aceitáveis. A aprovação está condicionada à apresentação dos instrumentos que formalizarão as garantias bancárias em termos satisfatórios ao BNDES.
A Petrobras negociou com a PDVSA a data limite de 30 de novembro de 2011 para que todas as tratativas necessárias para viabilizar o ingresso da PDVSA na sociedade sejam concluídas. Todas as informações referentes à entrada da PDVSA como sócia na RNEST serão oportunamente divulgadas pela Petrobras, diz a nota.