A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu sua previsão de crescimento para a Europa pela segunda vez em cinco semanas. A agência aponta uma piora no sentimento das empresas e a probabilidade de uma expansão econômica mais lenta nos Estados Unidos.
Jean-Michel Six, economista-chefe da S&P para a Europa, alertou que os riscos "não devem ser subestimados". Mas a demanda vinda de mercados emergentes, juntamente com o consumo em países importantes (como França e Alemanha) e a política monetária acomodatícia devem ajudar a evitar uma recessão n ano que vem, diz o analista.
"Reconhecemos que a probabilidade de outra contração noa Europa Ocidental tem crescido", comentou Six. "Nós agora estimamos que a probabilidade de uma nova recessão na Europa Ocidental em 2012 está em 40%, embora no nosso cenário base nós ainda projetemos um crescimento lento e desigual nos próximos cinco trimestres".
Para a S&P, os riscos de uma recessão podem aumentar caso haja um aumento nas taxas de juros de longo prazo, ou se houver um crescimento menor nos mercados emergentes.