O total de pedidos de falência em todo o país caiu 8,2% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Levando em consideração apenas o mês de setembro, houve queda de 41,4% na comparação com o mesmo mês de 2010 e, ante agosto, o recuo foi de 28%. Os dados são da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
A pesquisa mostra, no entanto, que houve aumento no número de falências decretadas no acumulado do ano até setembro. Foram 0 9% a mais do que o registrado no mesmo período de 2010. Em relação a setembro do ano passado, a alta foi de 6,3%; ante agosto deste ano, de 9,7%.
Os pedidos de recuperação judicial cresceram 44,4% em setembro ante agosto e 30% sobre setembro de 2010. Porém, na comparação de janeiro a setembro de 2011 ante os nove primeiros meses de 2010, o número de requerimentos caiu 22,6%.
De acordo com a empresa, as vendas e o emprego em alta contribuem para a manutenção de um cenário econômico favorável. A pesquisa, no entanto, concluiu que as empresas devem passar por dificuldades nos próximos meses em razão das incertezas quanto à recuperação das economias europeias e norte-americana.