A Petrobras espera alcançar sua meta de produção de 2,1 milhões de barris diários de petróleo neste ano, mesmo que os trabalhos de manutenção nas plataformas offshore na Bacia de Campos afetarem a produção, de acordo com o gerente Estratégia e Gestão de Portfólio do E&P da Petrobras, Hugo Repsold. Segundo ele, a companhia prevê completar a manutenção preventiva nas plataformas antes do fim do ano.
O Brasil está apostando pesado no desenvolvimento de seus campos offshore e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o petróleo poderá transformar o país por meio da redução da pobreza que aflige muitos de seus cidadãos. A madura Bacia de Campos, onde mais de 85% do petróleo bruto brasileiro é produzido atualmente, possui também novos campos.
Os campos do pré-sal, onde o óleo foi encontrado a mais de 4 milhas abaixo da superfície oceânica, poderá ter entre 50 bilhões e 100 bilhões de barris de petróleo e tornar o Brasil o quatro maior produtor e o 10º exportador da commodity do mundo. As informações são da Dow Jones.