A Europa precisa recapitalizar seus bancos onde for necessário, mas essas instituições precisam ser avaliadas individualmente, afirmou hoje o presidente do grupo de ministros de Finanças das zona do euro (Eurogrupo), Jean-Claude Juncker.
"Onde existir a necessidade de recapitalização, nós precisamos recapitalizar", disse em uma entrevista à emissora pública alemã Deutschlanfunk, acrescentando que uma "infecção" da crise da dívida soberana precisa ser evitada. Não obstante, ele afirmou que a condição dos bancos europeus precisa ser analisada separadamente. "Nós precisamos de soluções individuais".
O presidente do Eurogrupo também afirmou que se as contribuições voluntárias dos membros do bloco se mostrarem insuficientes, então a participação não voluntária dos credores privados também deve ser considerada para ajudar a aliviar a dívida da Grécia.
Os ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20 estão reunidos em Paris, onde vão discutir uma solução para a crise da dívida soberana na zona do euro.