As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em setembro, devido ao maior gasto dos norte-americanos com carros, vestuário e combustível. O resultado é um indício de que os consumidores permanecem dispostos a comprar, mesmo com o alto nível do desemprego e a frágil recuperação econômica do país.
Segundo o Departamento do Comércio dos EUA divulgou hoje, as vendas no varejo subiram 1,1% em setembro ante agosto, para o valor ajustado de US$ 395,47 bilhões. Os economistas esperavam um aumento menor, de 0,8%.
As vendas de automóveis e autopeças avançaram 3,6% em setembro. Já as vendas excluindo automóveis subiram 0,6%. Economistas esperavam que esse indicador avançasse 0,4%.
Restaurantes, móveis, vestuário, lojas de departamento e vendas no varejo sem lojas (uma categoria que inclui vendas pela internet) registraram ganhos em setembro. As vendas em postos de combustíveis também subiram. Já as vendas de materiais de construção, artigos esportivos e mercearias recuaram.