As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, superando um início de sessão frágil. Às 9h16 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres subia 1,04%, Frankfurt avançava 0,97% e Paris tinha alta de 1,12%.
Ao mesmo tempo os investidores parecem ter ignorado o voto de confiança que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, está enfrentando nesta sexta-feira, apesar de ser o oitavo voto desse tipo a ser realizado em 2011, e o nono nos últimos 12 meses para o líder italiano.
No entanto, apesar dos ganhos saudáveis registrados pela maioria dos setores, os bancos continuam a ser pressionados pelos desacordos sobre as propostas para recapitalização dessas instituições. Ontem, a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou o rating da dívida soberana da Espanha em uma nota, para AA-.
Além disso, a agência Fitch colocou em observação para potencial rebaixamento as notas de uma série de bancos, entre eles dez instituições europeias - a maioria delas da França - e os norte-americanos Morgan Stanley, Goldman Sachs e Bank of America.