As bolsas de Nova York abriram em alta, impulsionadas pela divulgação de um resultado melhor do que o esperado sobre as vendas no varejo dos Estados Unidos em setembro. Antes da abertura do mercado, os investidores já se mostravam animados pelos bons resultados do Google e pela expectativa positiva para a reunião do G-20 em Paris, que começa hoje.
O sinal de que os EUA podem não estar caminhando para uma nova recessão acentuou o movimento de ganhos. Às 10h40 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 1,09%, o Nasdaq avançava 1,47%, e o S&P 500 tinha alta de 1,42%.
No pré-mercado, os papéis do Google disparavam após a empresa ter anunciado ontem uma alta de 26% no lucro líquido no terceiro trimestre, graças a um aumento na receita.
Em Paris, espera-se que, na reunião do G-20 deste final de semana, o grupo das principais economias do mundo consiga encontrar união sobre caminhos para solucionar a crise da dívida soberana europeia. Segundo fontes, os ministros das Finanças e os presidentes dos Bancos Centrais querem dobrar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para US$ 750 bilhões antes de 2012, o prazo previsto originalmente.