Depois de oscilar entre perdas e ganhos pela manhã, o Ibovespa ganhou forças no início da tarde dessa sexta-feira, tendência que manteve até o final do dia. Com isso, o índice fechou com alta de 0,79%, chegando aos 55.030 pontos. Foi o quarto pregão consecutivo de alta do benchmark - maior sequência de ganhos desde o final de agosto, quando subiu por cinco sessões -, fazendo com que ele fechasse a semana com variação positiva de 7,39%, seu maior avanço semanal desde maio de 2009, quando o Ibovespa subiu 8,68% entre os dias 4 e 8. O giro financeiro foi de R$ 5,87 bilhões.
O pregão foi marcado pelas pressões referentes à Zona do Euro, que vê suas principais economias afirmarem estar trabalhando
O dólar registrou mais um dia de fechamento negativo - o oitavo consecutivo, sua maior sequência desde setembro de 2010, quando caiu por 10 sessões seguidas -, fechando a semana cotado na venda a R$ 1,730. Na sexta-feira, a desvalorização de 1,17% fez com que o declínio semanal ficasse em 2,32%. No acumulado desses oito dias, a moeda já se depreciou 8,56% frente ao real.