(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsas europeias avançam, mas otimismo perde força


postado em 17/10/2011 09:58

As bolsas europeias operavam em alta na manhã de hoje, enquanto os investidores avaliavam a promessa feita no fim de semana pelos países do G-20 de resolver a crise de dívida da zona do euro. O tom positivo, no entanto, perdeu força após comentários desanimadores de autoridades europeias sobre a situação da região.

Às 9h05 (horário de Brasília), a bolsa de Londres subia 0,45%, Paris avançava 0,01% e Frankfurt tinha queda de 0,31%.

Os ministros de Finanças do G-20 afirmaram que vão garantir que os bancos estão adequadamente capitalizados e terão acesso suficiente a financiamentos e disseram que um plano abrangente para solucionar a crise da zona do euro será anunciado na cúpula da União Europeia marcada para 23 de outubro. Como resultado, as bolsas da Europa abriram em forte alta.

Porém, os índices de ações recuaram das máximas depois que o ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, afirmou que a cúpula da próxima semana não trará um solução final para a crise. Além disso, segundo um porta-voz, a chanceler alemã, Angela Merkel, declarou que "o sonho de resolver todos os problemas na cúpula da UE" é impossível.

O clima otimista dos mercados também foi prejudicado por alertas de operadores e investidores de que a reunião dos ministros de Finanças do G-20 não produziu resultados concretos ainda. Outro fator negativo foi o comentário do Deutsche Bank de que a nota de risco da dívida da França está sob ameaça. "Nós consideramos que a deterioração nas condições econômicas está criando um risco destacável de que a França seja colocada sob observação negativa pelas agências de rating antes do fim deste ano", disse o banco. As informações são da Dow Jones.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)