As bolsas europeias operavam em alta na manhã de hoje, enquanto os investidores avaliavam a promessa feita no fim de semana pelos países do G-20 de resolver a crise de dívida da zona do euro. O tom positivo, no entanto, perdeu força após comentários desanimadores de autoridades europeias sobre a situação da região.
Às 9h05 (horário de Brasília), a bolsa de Londres subia 0,45%, Paris avançava 0,01% e Frankfurt tinha queda de 0,31%.
Porém, os índices de ações recuaram das máximas depois que o ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, afirmou que a cúpula da próxima semana não trará um solução final para a crise. Além disso, segundo um porta-voz, a chanceler alemã, Angela Merkel, declarou que "o sonho de resolver todos os problemas na cúpula da UE" é impossível.
O clima otimista dos mercados também foi prejudicado por alertas de operadores e investidores de que a reunião dos ministros de Finanças do G-20 não produziu resultados concretos ainda. Outro fator negativo foi o comentário do Deutsche Bank de que a nota de risco da dívida da França está sob ameaça. "Nós consideramos que a deterioração nas condições econômicas está criando um risco destacável de que a França seja colocada sob observação negativa pelas agências de rating antes do fim deste ano", disse o banco. As informações são da Dow Jones.