(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Siderúrgicas chinesas renegociam preço de minério


postado em 17/10/2011 11:56

Várias siderúrgicas da China aproveitaram uma nova opção para adotar um sistema de negociação de curto prazo oferecido por mineradoras globais, entre elas a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, informaram hoje funcionários de três grandes empresas chinesas.

As siderúrgicas decidiram basear seus preços de minério de ferro a partir dos valores médios do trimestre em andamento e não mais do trimestre anterior. Dessa forma, as companhias que compram o minério obtêm benefícios mais rápidos dos preços em queda, segundo as fontes. O problema é que os custos para as produtoras de aço aumentarão imediatamente se os preços subirem em determinado trimestre.

As mineradoras estão oferecendo a nova opção de preço para garantir que os clientes não atrasem suas compras e possam prejudicar os lucros do setor. "A partir do quarto trimestre deste ano, compraremos minério de ferro da Vale e da BHP em contratos trimestrais baseados nos preços do mercado spot (à vista) neste trimestre, em vez do trimestre anterior", disse um funcionário de uma das maiores siderúrgicas chinesas, pedindo anonimato. As compras da Rio Tinto serão feitas a partir de contratos mensais, acrescentou ele.

"Na verdade, há o direito de escolher contratos baseados nos preços médios à vista no atual trimestre, no trimestre anterior ou até no próximo trimestre", disse o funcionário. "As opções estavam aí há tempos, mas diferentes produtoras de aço haviam escolhido diferentemente até agora."

Desde abril de 2010, após o sistema anual de cotação dos preços ruir graças à resistência chinesa, o minério de ferro tem sido vendido em grande parte em contratos mais curtos, mensais ou trimestrais, com os preços bastante próximos aos do mercado à vista.

As siderúrgicas terão de comprar minério de ferro da Vale pagando em torno de US$ 175 a tonelada no quarto trimestre, segundo os contratos anteriores. Já os preços à vista nesta semana sugerem US$ 160 por tonelada do minério.

Segundo o serviço independente de cotação dos preços do minério Platts, os preços à vista do minério de ferro caíram na semana passada para seu nível mais baixo desde novembro de 2010. Os preços do aço na China recuaram para os mais baixos em 10 meses.

As siderúrgicas estão pessimistas em relação aos preços do aço e do ferro nas próximas semanas, por causa dos grandes estoques e de menos capital disponível graças a políticas macroeconômicas mais apertadas, afirmou o centro de pesquisas Mysteel.

Além disso, mais siderúrgicas terão de suspender sua produção por manutenção regular no próximo mês, no momento em que seus lucros foram bastante reduzidos, disse Xu Xiangchun, analista de Mysteel. Isso deve aumentar a pressão para baixo nos preços de minério de ferro, afirmou ele.

Um funcionário da Hebei Iron & Steel, maior siderúrgica chinesa em produção, disse que a Hebei Iron tem comprado minério a partir da cotação do trimestre atual há algum tempo. Um funcionário do escritório da Vale na China não quis comentar o assunto, enquanto funcionários da Rio Tinto e da BHP não foram localizados para tratar do tema.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)