(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Índia defende união com Brasil e África do Sul no G-20


postado em 18/10/2011 09:53 / atualizado em 18/10/2011 09:53

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, afirmou hoje que Índia, Brasil e África do Sul devem negociar como um bloco na reunião do G-20 que acontece em Paris no mês que vem. "Nós devemos coordenar nossas posições na preparação para a reunião do G-20, para garantir que as prioridades dos países em desenvolvimento estejam refletidas adequadamente", defendeu Singh após um encontro, em Pretória, com a presidente Dilma Rousseff, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, para a 5ª cúpula do grupo.

O líder indiano também cobrou que a Europa aja decisivamente para acalmar a incerteza nos mercados financeiros, que, segundo ele, também está prejudicando os países em desenvolvimento. "Nós esperamos que ações decisivas e preventivas sejam adotadas pela Europa e outras economias avançadas para acalmar os mercados de capital e financeiro e evitar que a economia global mergulhe em uma nova recessão".

Singh afirmou que Índia, Brasil e África do Sul ainda estão crescendo, apesar das turbulências na economia global, e que os três estão avançando no objetivo de alcançar um comércio trilateral de US$ 25 bilhões em 2015. Os três países atualmente detém um assento transitório no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e hoje Singh e Zuma cobraram uma reforma do conselho, para a inclusão de mais membros permanentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)