Impulsionado pelo crescimento do comércio eletrônico, o Google lança plataforma para busca de produtos e comparação de preços no Brasil. O Google Shopping (www.google.com.br/shopping) entra no rol de ferramentas para consulta do menor preço de produtos de uma mesma categoria. O mecanismo assemelha-se aos sites BuscaPé e Bondfaro, mas com uma diferença essencial na filtragem de características dos produtos, o que dificulta o consumidor na orientação quanto ao que comprar.
O Estado de Minas testou nessa quarta-feira a nova ferramenta do Google e sentiu falta de alguns mecanismos adotados por outros sites que tornam a busca mais avançada. O sistema de filtro da ferramenta do Google fica muito aquém da criada pelos outros sites, possibilitando apenas afunilar a compra em dois aspectos: valor e loja. No BuscaPé, é possível filtrar de acordo com a reputação dos vendedores; a loja; a forma de pagamento; o estado e a cidade onde está localizada; características do produto e marca. No Bondfaro, também são oferecidos produtos similares de outras marcas, mas com características semelhantes.
Ao selecionar a categoria bolas de futebol no Google Shopping aparece uma lista de produtos com suas imagens e valores. Enquanto isso, nos demais sites é possível customizar a busca, selecionando se a bola será da Nike, Adidas ou Topper (entre outros); se o formato será para futebol de campo, salão ou society e até se os gomos serão costurados ou colados. O segundo formato permite ao usuário indeciso selecionar melhor o que pretende comprar.
Um ponto destacado da nova ferramenta é o nível de detalhes sobre o produto. Ao lado da imagem do item selecionado, o site disponibiliza um mini-perfil de cada peça. No caso do iPod nano, o player de MP3 é descrito em cinco linhas, com características e funções do aparelho, mas sem entrar em detalhes técnicos.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a plataforma do Google, já em operação na Europa, Estados Unidos e Japão. No mundo, a ferramenta reúne produtos de 200 milhões de varejistas e 1 bilhão de produtos. No Brasil, o site inicia com a oferta de produtos do Grupo Pão de Açúcar, Casas Bahia, Americanas.com, Magazine Luiza e outros. Os varejistas interessados em cadastrar suas redes podem fazer a inscrição gratuitamente. "O Google Shopping é o maior indexador de produtos no mundo, com mais de 1 bilhão de itens em sua base", explica Lucia Tahara Le Menn, gerente de parcerias estratégicas para varejo do Google.
Celular com Android 4.0
Samsung e Google apresentaram ontem o primeiro produto da parceria entre as duas gigantes do setor de telecomunicações e tecnologia. O smartphone Galaxy Nexus baseado no sistema operacional Android 4.0 deve concorrer diretamente com o recém-lançado iPhone 4S, da Apple. O novo aparelho tem tela de alta definição de 4,65 polegadas e suporte para tecnologia 4G. O Galaxy Nexus deve ser lançado no mês que vem nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, mas ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.
O Estado de Minas testou nessa quarta-feira a nova ferramenta do Google e sentiu falta de alguns mecanismos adotados por outros sites que tornam a busca mais avançada. O sistema de filtro da ferramenta do Google fica muito aquém da criada pelos outros sites, possibilitando apenas afunilar a compra em dois aspectos: valor e loja. No BuscaPé, é possível filtrar de acordo com a reputação dos vendedores; a loja; a forma de pagamento; o estado e a cidade onde está localizada; características do produto e marca. No Bondfaro, também são oferecidos produtos similares de outras marcas, mas com características semelhantes.
Ao selecionar a categoria bolas de futebol no Google Shopping aparece uma lista de produtos com suas imagens e valores. Enquanto isso, nos demais sites é possível customizar a busca, selecionando se a bola será da Nike, Adidas ou Topper (entre outros); se o formato será para futebol de campo, salão ou society e até se os gomos serão costurados ou colados. O segundo formato permite ao usuário indeciso selecionar melhor o que pretende comprar.
Um ponto destacado da nova ferramenta é o nível de detalhes sobre o produto. Ao lado da imagem do item selecionado, o site disponibiliza um mini-perfil de cada peça. No caso do iPod nano, o player de MP3 é descrito em cinco linhas, com características e funções do aparelho, mas sem entrar em detalhes técnicos.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a plataforma do Google, já em operação na Europa, Estados Unidos e Japão. No mundo, a ferramenta reúne produtos de 200 milhões de varejistas e 1 bilhão de produtos. No Brasil, o site inicia com a oferta de produtos do Grupo Pão de Açúcar, Casas Bahia, Americanas.com, Magazine Luiza e outros. Os varejistas interessados em cadastrar suas redes podem fazer a inscrição gratuitamente. "O Google Shopping é o maior indexador de produtos no mundo, com mais de 1 bilhão de itens em sua base", explica Lucia Tahara Le Menn, gerente de parcerias estratégicas para varejo do Google.
Celular com Android 4.0
Samsung e Google apresentaram ontem o primeiro produto da parceria entre as duas gigantes do setor de telecomunicações e tecnologia. O smartphone Galaxy Nexus baseado no sistema operacional Android 4.0 deve concorrer diretamente com o recém-lançado iPhone 4S, da Apple. O novo aparelho tem tela de alta definição de 4,65 polegadas e suporte para tecnologia 4G. O Galaxy Nexus deve ser lançado no mês que vem nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, mas ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.