A comissão de inspetores internacionais que avalia se a Grécia está apta a receber o pacote de ajuda financeira divulgou hoje um relatório prévio no qual recomenda que a próxima parcela seja liberada o mais breve possível. O relatório final deve ser publicado "em breve", segundo o comunicado de hoje.
Porém, o grupo de credores - formado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - ressalta que a sustentabilidade da dívida do governo grego se deteriorou nos últimos meses, continua "extremamente preocupante" e que as atuais dinâmicas não são sustentáveis.
Apesar da meta do déficit para 2012 ser de 6,5% - e a previsão da troica estar em 7% - o grupo afirma que esse porcentual está dentro do teto combinado.
A comissão avalia ainda que o ritmo das reformas implementadas pelo governo grego é insuficiente e que é necessário um consenso entre as principais forças políticas do país. Os inspetores dizem também que o programa de privatizações da administração precisa ser acelerado, para que os recursos obtidos (que podem chegar a 50 bilhões de euros no fim de 2015) ajudem na recapitalização dos bancos do país. As informações são da Dow Jones.