Com a crise na Europa, a procura por seguro de crédito por empresas brasileiras teve forte aumento, segundo o diretor comercial da seguradora CesceBrasil, Daniel Nobre Martins Pinheiro. Essa apólice protege as companhias da inadimplência. A Cesce, controlada pelo governo espanhol e que tem os bancos Santander e BBVA como acionistas, possui US$ 17 bilhões em riscos no Brasil e espera crescer 30% nete ano no País.
O temor das empresas brasileiras, sobretudo das que exportam produtos para países europeus, é de um aumento da inadimplência das companhias europeias que importam produtos do Brasil. Por isso, a maior
Na crise de 2008, a Cesce já havia registrado crescimento da procura pelo seguro, incluindo uma maior demanda de grandes corporações que exportam para vários países. No passado, diz Nobre, as empresas brasileiras faziam um seguro de crédito basicamente para vendas na América Latina. Os executivos participaram hoje de um seminário da Serasa Experian para discutir a crise mundial e a gestão de riscos.