Os países emergentes já mudaram o equilíbrio de poder na indústria e nas finanças, agora apostam alto no mercado de seguros, que se encontra em plena expansão. China, Índia, Brasil e Rússia, membros do Brics, além dos Emirados Árabes Unidos e Colômbia estão presentes no salão Milipol, evento mundial da indústria e da segurança, que acontece em Paris do dia 18 ao 21 de outubro.
Este setor verá sua demanda mundial aumentar 7,4% por ano até 2014, segundo um estudo da Aprodex, que fez um censo de todas as empresas que operam no ramo.
"Países como Brasil, China, Índia, México, África do Sul e Rússia vão registrar um crescimento de dois dígitos neste período" devido a prosperidade crescente acompanhada da impressão de que as forças oficiais de ordem estão sobrecarregadas e corrompidas, prevê o estudo.
Um bom exemplo de novos investimentos foi o feito pela brasileira Embraer, fabricante de aviões civis e militares, que criou no final de 2010 uma divisão de Defesa e Segurança, e desembarca em Milipol propondo sistemas de comando e controle avançados para a vigilância de fronteiras.
Outra linha de inovação vem da empresa russa Speech Technology Center, fundada em 1990, que se
A colombiana Armor International, nascida em 1981 em um país assolado pelas guerrillas e traficantes de drogas, vende para clientes em cinquenta países veículos, helicópteros, barcos e trens blindados. Para o México, cenário de uma guerra contra as drogas, a Armor International propõe um blindado para o transporte de tropas, "ideal em zonas de alto risco".
Estabelecido na zona franca de Dubai, o grupo Streit também trabalha no nicho da blindagem. Fundado por um canadense de origem russa, Streit blinda de 90 a 130 veículos por mês e vende principalmente para a Jordânia, Índia e África. Presente pela primeira vez em Milipol, a empresa chinesa ULIRvision entra no mercado de sensores térmicos dominado pela americana FLIR.
Fundada em 2005, ULIRvision tem apenas 100 empregados, mas já vende para Austrália, Estados Unidos e Europa, principalmente para França, Reino Unido e Alemanha. A chave para o sucesso: "bons produtos com preços mais baixos", afirma Cindy Cui, gerente de vendas internacional.