(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comércio deve abrir 147 mil vagas temporárias até o fim do ano

Setor supermercadista mineiro já reclama da falta de mão de obra e afirma que não conseguirá preencher vagas temporárias para o fim do ano


postado em 24/10/2011 13:15 / atualizado em 24/10/2011 14:17

Enquanto os empresários correm atrás de candidatos, as contratações e vagas temporárias para o fim do ano continuam pipocando no país. A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) calcula que o comércio deve abrir 147 mil vagas temporárias até o Natal. A associação estima ainda que 29% desses trabalhadores serão efetivados no emprego após as datas comemorativas.

Os pequenos negócios têm sido os grandes geradores de postos de trabalho. Das vagas de emprego geradas em setembro, micro e pequenas empresas foram responsáveis por 130 mil. O número corresponde a 62% do total. Os números foram levantados pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Segundo o levantamento, de cada dez vagas abertas nos nove primeiros meses de 2011, sete estão no segmento. No total, elas contrataram 1,3 milhão de trabalhadores desde janeiro. O Ministério do Trabalho considera como micro e pequena empresa aquelas que possuem um quadro de funcionários de, no máximo, 49 empregados, nos setores de comércio e serviços, e 99 trabalhadores, no setor industrial.

Em setembro, o setor de serviços e o comércio foram os que mais contrataram. As MPE de serviços empregaram 61,8 mil pessoas apenas no mês passado. As de comércio contrataram 39,5 mil. As micro e pequenas indústrias de transformação geraram 22,3 mil vagas. As outras 7 mil contratações foram feitas pelos setores de construção civil, indústria extrativa mineral, serviços industriais de utilidade pública e pela administração pública. As pequenas propriedades rurais fecharam 4,4 mil postos de trabalho no mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)