O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta terça-feira que o governo deve editar ainda nesta semana medida provisória que destina recursos para estocagem de etanol. Segundo o ministro, o Ministério da Fazenda está elaborando a medida.
"A Fazenda está fazendo a última avaliação dela. Já era para ter saído. Essa é uma avaliação que é rápida. Eu suponho que nesta semana a Fazenda possa dar o seu aval final", disse o ministro.
A intenção do governo é formar um estoque para poder regular a oferta de etanol com preços mais baixos mesmo no período de entressafra da cana de açúcar. "Todo produto que falta aumenta o preço. Todo produto que sobra cai o preço. Aí, pelo menos regula o preço. Nós teremos estabilidade nos preços e, sobretudo, no fornecimento", disse o ministro.
Lobão não deu detalhes sobre o valor a ser destinado pelo governo para as linhas de crédito, nem dos percentuais que serão cobrados sobre os financiamentos. Esses são os detalhes, de acordo com o ministro, que deverão constar no estudo que está sendo feito pelo Ministério da Fazenda. "Não faltarão recursos oficiais", destacou o ministro.