(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento libera Merkel para buscar reforço de fundo


postado em 26/10/2011 12:39 / atualizado em 26/10/2011 12:42

O Parlamento da Alemanha aprovou nesta quarta-feira uma resolução que efetivamente dá à chanceler Angela Merkel permissão para finalizar o plano para ampliar a capacidade de empréstimo do fundo de resgate da zona do euro, a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), na reunião de líderes europeus que ocorrerá hoje, em Bruxelas, na Bélgica.

Dos 596 parlamentares que participaram da sessão, 503 apoiaram a resolução, 89 votaram contra e quatro se abstiveram. A resolução determina que Merkel pressione os bancos importantes para o sistema a aumentarem seu capital principal para 9% até 30 de junho de 2012.


Os parlamentares também pediram o fim do programa do Banco Central Europeu (BCE) para compra de bônus de países debilitados da zona do euro no mercado aberto e pediram um compromisso claro com relação à independência do BCE.

Outra exigência dos parlamentares foi que Merkel trabalhe em direção à implementação de um imposto sobre transações financeiras pan-europeu na reunião de líderes do G-20 em Cannes, na França, no próximo mês. A


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)