Em forte alta desde a abertura, o Ibovespa apresenta alta de 3,02% no início da tarde desta quinta-feira, e atinge 58.939 pontos, com volume financeiro de R$ 3,14 bilhões às 12h43. Se a alta se mantiver até o fechamento, será a maior pontuação desde de 29 de julho.
O desempenho do principal índice da bolsa brasileira alinha-se com os ganhos do front externo, impulsionados pelo anúncio das tão aguardadas reformas abragnetes contra a crise na Zona do Euro. Reunidos em Bruxelas desde sexta-feira, os líderes do bloco anunciaram um plano de ação com três pilares principais.
Seguindo o mesmo movimento apontado desde o inicio da sessão, o dólar apura forte queda desta quinta, cotado nesta tarde a R$ 1,729 na venda, uma desvalorização de 1,69%.
“A tendência do dólar é de queda, dependendo das notícias externas, que podem puxar mais o movimento”, explica o diretor de câmbio do Banco Paulista, Tarcisio Rodrigues Joaquim. O especialista faz referência ao noticiário externo do dia que corrobora para a redução do sentimento de aversão ao risco nos mercados.