O comércio de Belo Horizonte não vai abrir as portas na próxima quarta-feira por causa do feriado de Finados. O lojista que abrir seu estabelecimento comercial sem autorização judicial pode levar multa de mais de R$ 4 mil. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), os trabalhadores não entraram em acordo com os patrões e o funcionamento do comércio deve ser aprovado pela Convenção Coletiva de Trabalho.
>> poderá abrir sem o trabalho de seus empregados, mas não poderá valer-se do trabalho de esposa, sogra, filhos, entre outros, que não sejam sócios da empresa, pois, para o Ministério do Trabalho, isto é considerado mão de obra de empregado não registrado. O descumprimento desta norma sujeitará a empresa à multa por trabalho irregular no feriado, além de outra, que é manter no estabelecimento empregado sem registro;
>> deverá associar seu funcionamento com o do seu vizinho de comércio, para garantir mais segurança. Essas regras aplicam-se ao comércio em geral, inclusive shoppings.
Outras atividades do comércio, tidas como essenciais, tais como: padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares, restaurantes, etc, previstas no Decreto 27.048 de 1949 podem funcionar normalmente, obedecendo às escalas de trabalho de empregados.
Bancos fechados
Quem tiver pagamentos pendentes para a data poderá realizá-lo no próximo dia útil.
Shoppings
BH Shopping, Pátio Savassi, Diamond Mall e Shopping Del Rey: lojas fechadas. Praça de alimentação e lazer funcionam normalmente
Shopping Cidade: Aberturas das lojas é facultativa e praça de alimentação de 10h às 22h
Itaú Power Shopping (Contagem): lojas abertas de 14h às 20h