A leitura final do Índice HSBC dos Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) da China, termômetro da atividade industrial do país, subiu para 51,0 em outubro, comparada aos 49,9 de setembro segundo informou o HSBC Holdings.
A alta do PMI indica que a atividade industrial da China começou a se expandir outra vez, e pode ajudar a aliviar o receio de que o crescimento da economia em geral esteja desacelerando no segundo semestre do ano como resultados das políticas de aperto monetário de Pequim. Uma leitura abaixo de 50 indica contração em relação ao mês anterior, enquanto um indicador acima desse nível mostra expansão.
Mais cedo, porém, foi divulgado o PMI oficial, que caiu para 50 4 em outubro, comparado com 51,2 em setembro, segundo a Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês), que divulga o dado com o Escritório Nacional de Estatísticas. O PMI oficial de outubro foi mais baixo do que a mediana das previsões de uma pesquisa da Dow Jones com nove economistas, que apontava 51,7. As informações são da Dow Jones. (Hélio Barboza)