(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia muda Estado-Maior das Forças Armadas


postado em 02/11/2011 07:07

A Grécia mudou a totalidade do Estado-Maior das Forças Armadas, informou o ministério da Defesa na noite desta terça-feira, em meio à crise política decorrente da decisão de submeter a referendo o plano de socorro europeu à economia grega.

O Conselho de Segurança do Estado, reunido sob a presidência do premier Giorgos Papandreu, decidiu substituir o chefe do Estado-Maior Conjunto e os comandantes do Exército, Marinha e Força Aérea, além de vários oficiais superiores da Marinha e do Exército, informou o ministério da Defesa.

Um funcionário do ministério afirmou à AFP que a reunião do Conselho de Segurança já estava programada há algum tempo e que as mudanças eram previstas, não tendo qualquer relação com a situação política, mas os partidos de oposição reagiram imediatamente.

O Estado-Maior grego é renovado a cada dois ou três anos, e os oficiais superiores substituídos hoje foram nomeados em 2009, pelo governo anterior, dirigido pelos conservadores, exceto pelo chefe do Estado-Maior da Marinha, designado no ano passado pelo atual governo socialista.

Mas com o anúncio da véspera sobre a realização de um referendo, no início de 2012, sobre o plano europeu de ajuda, e o voto de confiança, na próxima sexta-feira, a decisão de hoje reavivou as especulações sobre a saída de Papandreu e de eleições antecipadas, quando o governo conta apenas com 152 dos 300 deputados do Parlamento.

"Estão acabados, deixem as Forças Armadas em paz", declarou Margaritis Tzimas, encarregada de temas da defesa do partido Nova Democracia (direita), qualificando a decisão de "antidemocrática".

"Isto aumenta o clima de incerteza e preocupação entre a opinião pública", declarou a Esquerda Democrática.

Segundo um especialista, os líderes gregos, não importa de que tendência, sempre mudam o Estado-Maior das Forças Armadas antes de uma alternância política antecipada, nomeando oficiais de confiança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)