Os principais índices acionários da Europa reverteram o movimento de queda do início dos negócios desta quarta-feira e revelam alta puxados por ações de montadoras e produtoras de commodities.
Cabe lembrar que, na véspera, as bolsas do Velho Continente caíram forte por conta da chamada do governo grego a um voto de confiança e a um referendo sobre o segundo pacote de resgate financeiro decidido pelos líderes da União Europeia e que prevê o perdão de 50% da dívida grega pelos credores privados.
O anúncio grego tomou as nações europeias de surpresa, o que levou a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a organizar uma reunião de emergência nesta quarta-feira para tratar do assunto antes da reunião do G-20, que começa na quinta-feira, na França.
Os investidores também estão aguardando o anúncio da política monetária do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) e da coletiva de imprensa do presidente da instituição, Ben Bernanke. A expectativa é de que o anúncio sobre a taxa básica de juro do país venha acompanhada de alguma indicação sobre um novo estímulo para a economia norte-americana.